Lasier Martins critica Gilmar Mendes por encontros frenquentes com políticos

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/03/2017, 17h47

A presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, em encontro na manhã desta quinta-feira (15) com o presidente da República, Michel Temer, e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, foi criticada pelo senador Lasier Martins (PSD-RS) em Plenário.

O parlamentar observou que a reunião ocorre no dia seguinte ao pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de abertura de inquéritos contra cerca de 200 políticos delatados por executivos da construtora Odebrecht no âmbito da operação Lava Jato.

Para Lasier Martins, a participação ativa de Gilmar Mendes em reuniões com políticos e em jantares com Michel Temer não é adequada para um possível julgador da chapa Dilma/Temer no TSE.

Segundo a imprensa, disse Lasier Martins, a reforma política foi o mote do encontro de Temer, Eunício, Maia e Gilmar Mendes. O noticiário, no entanto, dá conta de que também existe um trabalho para anistiar o caixa 2, acrescentou Lasier Martins.

— Tomara que não se esteja tramando alguma coisa que contrarie aquelas expectativas da população brasileira, que está conclamando um grande movimento de massa no próximo dia 26, as multidões de volta às ruas, e que poderão provavelmente protestar contra esses acontecimentos. Entre eles, [a continuidade] do foro privilegiado, a circunstância de o presidente do Tribunal Eleitoral estar com tanta intimidade nessas reuniões — afirmou Lasier Martins.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)