Eunício defende modelo de transição para a reforma política

Da Redação | 15/03/2017, 16h58

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, defendeu nesta quarta-feira (15) a adoção de um modelo de transição para a reforma política. O assunto foi discutido em uma reunião com o presidente da República, Michel Temer, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) para debater um novo modelo político-eleitoral para o país.

Eunício disse que é preciso encontrar um caminho para esse novo modelo, pois, em sua opinião, o modelo antigo está “ultrapassado”. O presidente afirmou ainda ser favorável à lista fechada para financiamento de campanha pública.

— Não consigo entender como nós vamos fazer financiamento público de campanha sem lista fechada. Com o modelo que está aí de lista aberta, de proporcionalidade partidária e sem nenhum tipo de controle, não vejo como fazermos financiamento público — defendeu, ponderando ser preciso ainda adotar um modelo de transição para 2018, a ser aprovado até setembro.

Investigações

Questionado se as investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) poderiam interferir no trabalho do Congresso Nacional, o presidente do Senado disse que os trabalhos na Casa não serão prejudicados e que o Congresso tem o compromisso de aprovar as reformas propostas pelo presidente Michel Temer

— A economia começa a dar sinalização, esta Casa vai saber separar: a Justiça vai cuidar da Justiça e esta Casa vai cuidar daquilo que nós precisamos fazer, que são as reformas, revogar leis arcaicas, aprovar leis novas se forem necessárias para destravar o crescimento do Brasil — afirmou.

Sobre as notícias veiculadas na imprensa a respeito da inclusão do seu nome na lista dos parlamentares citados na delação premiada de ex-executivos da Odebrecht como tendo recebido recursos não contabilizados para a campanha eleitoral, Eunício afirmou que confia na Justiça. Ele disse que um processo de investigação não é sentença.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)