Antonio Carlos Valadares defende reforma da Previdência diferenciada para agricultores

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/03/2017, 15h58

Em discurso nesta quarta-feira (15), o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) expressou preocupação com a reforma da Previdência, especialmente em relação aos direitos dos pequenos agricultores, pescadores e produtores rurais.

Valadares disse que não abrirá mão da defesa destes cidadãos, embora compreenda que o governo deseja equilibrar a economia e apresentar saídas para a crise econômica.

O senador informou que a proposta de reforma previdenciária institui contribuição do trabalhador rural sobre as mesmas bases do trabalhador urbano, ainda que com uma alíquota favorecida a ser definida em lei.

Para Valadares, o projeto é injusto e “passa por cima de diferenças gritantes”, uma vez que o trabalho no campo começa, em geral, antes dos 14 anos de idade — apesar das proibições —, com jornada diária que começa às 4h da manhã e vai até o anoitecer, 365 dias por ano.

— Este debate precisa ser aprofundado, e faremos isto aqui, neste Senado Federal. Há uma necessidade de se fazer mudanças na Previdência, sem dúvida, mas, do jeito que está, o projeto não vai passar da Câmara — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)