Lasier Martins pede votação da PEC que acaba com o foro privilegiado

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/03/2017, 17h54

O senador Lasier Martins (PSD-RS) cobrou a votação, no Plenário do Senado, da proposta de emenda à constituição que acaba com o foro privilegiado. A PEC 10/2013, apresentada pelo senador Alvaro Dias (PV-PR) foi aprovada em novembro do ano passado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Lasier Martins afirmou que a população quer o fim desse privilégio dos políticos e não entende por que determinadas pessoas quando cometem crimes são sentenciadas pela Justiça comum enquanto as autoridades, como o presidente da República, deputados federais e senadores, são julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) . Além disso, só podem ser presos após condenação definitiva naquela Corte.

O senador ressaltou o fato de que o STF não tem estrutura para julgar todas as pessoas beneficiadas com foro privilegiado e o resultado é a impunidade na classe política.

- Vide ao que está acontecendo agora com a Lava Jato no Supremo. Enquanto o juiz Sérgio Mouro, lá na Curitiba, já condenou 116 envolvidos na Lava Jato, o Supremo Tribunal Federal, até este momento, não condenou ninguém - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)