Benedito de Lira elogia cooperativa de pequenos produtores alagoanos

Da Redação | 14/03/2017, 20h08

Em pronunciamento nesta terça-feira (14), senador Benedito de Lira (PP-AL) elogiou a experiência da Cooperativa Pindorama em Alagoas. São mais de mil produtores reunidos em uma área de 30 mil hectares na região sul do estado, onde  produzem cana de açúcar e desenvolvem a fruticultura. Para o parlamentar, a iniciativa deveria ser reproduzida em outras partes do país.

A cooperativa é uma grande geradora de empregos no estado e ainda conta com o trabalho de pelo menos 700 colaboradores fixos no período da entressafra e mais de 2 mil na moagem da cana. Os produtores têm apoio por meio de assistência técnica, insumos, mecanização e preparação do solo, culminando com a compra e o processamento industrial da produção.

— A Pindorama produz cana, mas vende o açúcar e o álcool. Produz frutas, mas não vende apenas a fruta, vende suco integral. O diferencial da cooperativa é a ênfase na industrialização do produto in natura. Essa etapa fortalece o pequeno produtor, gera mais renda, diversifica a produção, valoriza o produto final e racionaliza a comercialização. É assim que se faz reforma agrária — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)