Lei torna Blumenau a Capital Nacional da Cerveja

Da Redação | 10/03/2017, 10h56

A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, passará a ser a Capital Nacional da Cerveja. O título foi conferido ao município pela Lei 13.418/2017, sancionada em cerimônia no Palácio do Planalto nessa quinta-feira (9) pelo presidente Michel Temer e publicada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União.

A lei tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 39/2016, aprovado pela Câmara dos Deputados em maio de 2016 e pelo Senado no último dia 16. A proposta, do deputado federal Décio Lima (PT-SC), entra em vigor nesta sexta-feira.

Blumenau é um dos municípios catarinenses que abrigam o festival de cerveja anual Oktoberfest. A cidade também abriga a única escola de ensino superior sobre a cerveja e o malte da América Latina, além do Museu da Cerveja, fundado em 1996 e que recebe hoje 50 mil turistas por ano.

Nesta quinta-feira, os senadores Dário Berger (PMDB-SC) e Dalírio Beber (PSDB-SC) registraram, em Plenário, a sanção da nova lei. Dalirio foi o relator da proposta no Senado.

— Comemoramos um ato simples, singelo, mas que tem uma repercussão social, política e turística muito importante para Santa Catarina e em especial, para Blumenau — disse Dário Berger.

Também estavam em Plenário nessa quinta-feira a rainha da 34ª Oktoberfest, Bruna Ponticelli, e as princesas Vanessa Salvador e Bruna Tribess. Elas participaram da cerimônia de sanção da lei no Palácio do Planalto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)