A atuação do bibliotecário na era digital é tema de seminário no Senado

Da Redação | 10/03/2017, 15h44

A atuação dos bibliotecários e o mercado de trabalho para esses profissionais serão debatidos no Senado Federal entre os dias 13 e 16 de março. Com o tema “Bibliotecas hoje: como, para que e para quem?”, o evento terá palestras, workshops temáticos e um seminário para discutir a atuação do bibliotecário na era digital.

A realização é da Biblioteca do Senado em parceria com a Biblioteca da Câmara dos Deputados, a Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e a Universidade de Brasília. Além de debater os rumos da profissão, especialmente frente às novas tecnologias, o encontro quer tratar do aperfeiçoamento do currículo de graduação para os cursos de biblioteconomia no Brasil.

A coordenadora da Biblioteca do Senado Federal, Helena Vieira, explica que o evento é uma homenagem ao Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março. Segundo ela, o objetivo é dar visibilidade ao papel desses profissionais.

— O profissional é um facilitador nessa transição da informação para o conhecimento. Então é muito importante que se faça uma valorização do profissional bibliotecário nas instituições. Uma reflexão para que os profissionais e os estudantes da área da informação, qual é o nosso papel diante da sociedade, de uma sociedade que está em transição da era escrita para o momento digital — afirmou.

De acordo com o Conselho Federal de Biblioteconomia, existem no Brasil 39 cursos de Biblioteconomia ou Ciência da Informação, incluindo universidades federais, estaduais e particulares. Ainda segundo o Conselho, o Brasil possui cerca de 34 mil bibliotecários, dos quais aproximadamente 18 mil estão em atividade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)