Sessão especial destaca urgência na prevenção de doença renal

Iara Guimarães Altafin | 09/03/2017, 13h46

Um em cada dez brasileiros tem algum tipo de lesão nos rins, mas a grande maioria desconhece o problema e, por falta de prevenção, poderá desenvolver doença renal crônica. O alerta foi feito por especialistas durante sessão especial do Senado, nesta quinta-feira (9), em comemoração ao Dia Mundial do Rim. Neste ano, a data é marcada por campanha internacional de combate à obesidade, doença associada à hipertensão e ao diabetes, principais fatores para o desenvolvimento da insuficiência renal.

— É fundamental que a sociedade tenha consciência de que a doença renal é um problema de grandes proporções, mas que pode ser prevenido, com toda a certeza — afirmou o senador Eduardo Amorim (PSDB-SE), que presidiu a sessão.

Também os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) ressaltaram a importância de ações para evitar que doenças renais se desenvolvam em um contingente que pode chegar a 20 milhões de brasileiros.

— O importante é evitar que o paciente chegue a ser renal crônico. Doenças como o diabetes são silenciosas e, quando o paciente percebe, já é caso de transplante. Mas, se não tiver um órgão que seja compatível, vai ter que fazer a hemodiálise — alertou Moka.

Atendimento deficiente

Atualmente, cerca de 120 mil pessoas fazem hemodiálise, procedimento em que uma máquina faz a função do rim doente, de filtrar o sangue. No entanto, estima-se que a necessidade de atendimento seja muito maior, pois apenas 7% dos municípios brasileiros oferecem o serviço, conforme Carmen Tzanno, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Para o diretor da Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal, Gilson Nascimento da Silva, é preciso que o governo federal priorize a implantação de serviços de atendimento aos pacientes.

— No interior do país, não existe nenhum tipo de serviço de nefrologia. As pessoas estão morrendo de ‘barriga inchada’, como acontecia no passado e continua acontecendo. Temos vários hospitais no país abarrotados de pacientes querendo fazer a sua primeira diálise, mas não há vaga — disse Gilson Nascimento.

Conforme Ronaldo Caiado, os valores pagos pelo Ministério da Saúde não cobrem os custos dos serviços privados de hemodiálise integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Isso estaria provocando “um verdadeiro colapso na rede”, com o descredenciamento de clínicas e a redução das opções para o paciente que é renal crônico.

— As pessoas têm de buscar alternativas dentro de uma prática em que são dadas ao cidadão apenas 48 horas, do contrário, ele já entra num processo de agravamento do seu quadro clínico — afirmou Caiado.

Atualmente, 90% das hemodiálises realizadas no país são pagos pelo governo federal, mas 94% dos serviços são prestados por empresas privadas credenciadas ao SUS, como relatou Yussif Ali Mere Júnior, presidente da Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante.

Para cobrir os serviços, o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) disse ser necessário que o Orçamento da União tenha dotações suficientes para que “o preço justo seja praticado e quem prestou o serviço [de hemodiálise] possa receber na hora adequada”.

Riscos

Ao discutir o tema, o senador Hélio José (PMDB-DF) alertou para o fato de que pessoas com excesso de peso ou obesas têm duas a sete vezes mais chances de desenvolver doenças renais crônicas do que aquelas que estão com peso considerado saudável.

— O Brasil está ficando cada dia mais acima do peso ideal. Nós nos alimentamos mal, somos cada dia mais sedentários e nos dirigimos rapidamente para um quadro generalizado de doenças provocadas pela sociedade de consumo — lamentou o parlamentar.

Assim como Eduardo Amorim, o senador pelo DF também considera essencial que a prevenção da obesidade se torne um tema prioritário no Congresso Nacional, no Executivo, nas escolas, empresas e por toda a sociedade civil.

Senadores e especialistas presentes à sessão especial do Plenário apontaram medidas como alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, visando à redução da obesidade e a construção de um estilo de vida saudável.

Destacaram ainda a necessidade de acompanhamento da pressão arterial e atendimento médico regular, como medidas para evitar o surgimento de doenças nos rins.

— O tratamento, quando no estágio da insuficiência renal, ocorre em um quadro de deterioração das condições de vida do paciente. Por isso, prevenir, evitar que a doença se instale, é o único caminho possível — concluiu Hélio José.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)