Paulo Rocha: reforma da Previdência é especialmente maléfica para trabalhadoras rurais

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/03/2017, 16h19

O senador Paulo Rocha (PT-PA) afirmou que a reforma da Previdência em análise na Câmara dos Deputados é especialmente maléfica para as mulheres trabalhadoras rurais.

O senador salientou dois aspectos do texto original da proposta enviada pelo governo: a idade mínima para aposentadoria aos 65 anos, tanto para homens quanto para as mulheres, e o fato de os trabalhadores rurais terem que seguir as mesmas regras dos trabalhadores da cidade.

— O governo simplesmente ignora que as trabalhadoras do campo, além de todas as dificuldades que enfrentam no mercado de trabalho, com salários mais baixos, são também responsáveis pelas tarefas domésticas e cuidado com os filhos, o que implica na maioria das vezes em dupla ou tripla jornada de trabalho.

Paulo Rocha também criticou o discurso do presidente Michel Temer sobre o Dia das Mulheres. Para ele, o chefe do Executivo perdeu uma grande oportunidade de ficar calado. Na quarta-feira (8), Temer afirmou ter a convicção do quanto a mulher faz pela casa e da importância da figura feminina para a formação dos filhos que, de acordo com ele, é uma responsabilidade da mãe.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)