Simone Tebet apoia reivindicação de associação de rádios comunitárias

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/03/2017, 18h02

Uma carta aberta entregue por representantes da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, a Abraço Nacional, pedindo que a Medida Provisória 747/2016 seja aprovada pelo Senado sem alterações recebeu apoio da senadora Simone Tebet (PMDB-MS).

Simone Tebet disse nesta terça-feira (7), em Plenário, que foi abordada por representantes da entidade preocupados com possíveis mudanças no texto pelo Senado. A Câmara dos Deputados incluiu as rádios comunitárias na MP, cujo texto anistia apenas emissoras comerciais em relação à perda dos prazos para renovação de outorgas.

Ao defender as rádios comunitárias, Simone Tebet lembrou que seu pai, o ex-senador Ramez Tebet (1936-2006), via no rádio um importante instrumento de comunicação de massa, que gera maior relação entre locutores e ouvintes, diferentemente de veículos como a televisão ou a internet.

Ela ressaltou que a aprovação da MP permitirá que 542 rádios comunitárias, praticamente extintas, voltem às atividades e que as 688 em processos de extinção tenham direito à renovação da autorização, o que representa 25% das rádios comunitárias no Brasil.

— Essa é uma rádio [a comunitária] que merece o nosso aplauso, o nosso apoio, e que não pode jamais ser extinta, independente dos avanços da tecnologia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)