Lídice da Mata manifesta apoio à CPI da Previdência

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/03/2017, 17h44

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) manifestou apoio à criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a situação da Previdência Social. Para ela, o grande capital internacional busca se apoderar da previdência em vários países, disseminando o que chamou de “dogma” de redução de benefícios especialmente em prejuízo dos aposentados.

Lídice ressalvou que a situação do Brasil é distinta de países de população mais envelhecida, pois ainda é baixa a proporção de gastos previdenciários em relação ao Produto Interno Bruto.

— É mais do que injusto: é cruel, é desconhecer a realidade do povo brasileiro, ou conhecê-la e ficar indiferente a ela, assim como é simplesmente desumano desconhecer a realidade da dupla jornada da mulher brasileira.

Segundo a senadora, a proposta de Reforma da Previdência se assenta em duas falácias: o envelhecimento da população e o déficit do sistema. Lídice da Mata manifestou temor de que o corte de benefícios previdenciários cause prejuízos à economia do país, e lembrou que as perdas com pagamento de juros e com desonerações tributárias são maiores que o investimento em Previdência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)