Ângela Portela afirma que reformas trabalhista e previdenciária vão prejudicar mulheres e pobres

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/03/2017, 16h25

Em discurso nesta terça-feira, a senadora Ângela Portela (PT-RR) afirmou que as reformas da Previdência e trabalhista, em análise no Congresso Nacional, vão prejudicar com mais intensidade as mulheres e os mais pobres.

Ângela acredita que esse processo começou com a aprovação, no final do ano passado, da emenda constitucional que congelou os gastos federais por um período de 20 anos. A consequência, segundo ela, serão serviços públicos de pior qualidade.

Quanto à Reforma da Previdência, a senadora afirmou que o governo federal tem apresentado números falsos para iludir a população. Também criticou a campanha do PMDB, que defende alterações nas regras previdenciárias para que programas sociais, como o Bolsa Família, não sejam comprometidos.

Para Ângela, as mudanças nas leis trabalhistas, por sua vez, poderão deixar desprotegidos milhões de trabalhadores, com mais riscos sociais.

— Estudo da OIT feito em 63 países aponta exatamente isso. A diminuição da proteção trabalhista não estimula a criação de empregos e não é capaz de reduzir a taxa de desemprego. O que o trabalhador precisa é de mais proteção e não menos — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)