Sessão Especial do Senado celebrará Dia Internacional da Mulher

Da Redação | 03/03/2017, 10h45

O Dia Internacional da Mulher será comemorado em sessão especial na quarta-feira (8), às 11h, no Plenário do Senado. Na ocasião, será entregue o Diploma Bertha Lutz a cinco mulheres que contribuíram para a defesa dos direitos femininos e das questões de gênero no Brasil.

A premiação, que ocorre anualmente, já homenageou 79 mulheres de ­várias áreas de atuação. A deputada federal Bertha Maria Júlia Lutz (1894-1976) foi símbolo na luta pela igualdade de direitos políticos. O Conselho do Diploma, presidido pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS), é responsável pela escolha dos nomes.

Na 16ª edição do prêmio Bertha Lutz serão homenageadas Denice Santiago Santos do Rosário, major da Polícia Militar da Bahia, comandante da Ronda Maria da Penha – dedicada à prevenção da violência contra a mulher; Diza Gonzaga, que após a morte do filho criou a Fundação Thiago Moraes Gonzaga, para promover ações de prevenção à violência no trânsito; Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert, embaixadora do Brasil na República da Sérvia; Raimunda Luzia de Brito, professora universitária e ex-presidente do Coletivo de Mulheres Negras do Mato Grosso; e a jornalista e escritora Tati Bernardi.

No ano passado, pela primeira vez um homem também foi agraciado com o prêmio. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello foi indicado por sua iniciativa, na época como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de lançar a campanha publicitária “Mais Mulheres na Política”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)