Pesquisa do DataSenado aponta apoio do cidadão ao teto salarial no serviço público

Da Redação | 03/03/2017, 10h07

Três em cada quatro internautas são a favor de um limite salarial para o servidor público, aponta pesquisa de opinião feita pelo Instituto DataSenado, divulgada esta semana. O órgão ouviu 1.109 pessoas entre os dias 1º e 14 de dezembro de 2016. Do total, 74% são favoráveis ao teto salarial para o setor público, 23% são contrários e 3% não souberam responder. O teto salarial é garantido pela Constituição, em seu art. 37, inciso XI, conforme a redação da Emenda 41, de 2003.

O levantamento também revelou que para a maioria dos entrevistados (60%) a aplicação do teto salarial deve se estender a empresas que não dependem de recursos do orçamento público, como Correios, Petrobras e Banco do Brasil. Para os entrevistados, os funcionários dessas empresas precisam se submeter ao teto.

O DataSenado perguntou ainda se as pessoas entrevistadas achavam que deveriam existir situações em que o teto salarial não fosse aplicado. Mais da metade (56%) se mostrou contrária a exceções ao teto. Outros 39% se disseram a favor de flexibilizações e 5% não souberam responder.

Veja a pesquisa completa aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)