Vagas oferecidas em concursos devem ser preenchidas, dizem internautas

Da Redação | 02/03/2017, 09h49

Em sua maioria (96%), os internautas que participaram da pesquisa do DataSenado sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 29/2016 manifestaram-se favoráveis à medida que estabelece que o número de vagas ofertadas deve ser preenchido.

A PEC, do senador Paulo Paim (PT-RS), altera o artigo da Constituição que trata de concursos públicos estabelecendo que o número de vagas ofertadas em concurso público deve ser igual ao número de cargos ou empregos vagos, sendo obrigatório o preenchimento das vagas ofertadas; veda certame exclusivo para formação de cadastro de reserva e abertura de novo concurso quando houver candidatos aprovados de certame anterior dentro do prazo de validade.

PEC está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda apresentação de relatório pelo senador Ivo Cassol (PP-RO).

A enquete também revelou que 82% dos entrevistados não são a favor da abertura de novos concursos públicos enquanto houver candidatos aprovamos em concurso anterior, desde que o edital esteja dentro da validade. E 72% são contra a abertura de concursos públicos feitos apenas para formação de cadastro reserva.

O levantamento apontou que 86% dos participantes acreditam que a quantidade de vagas oferecidas em concursos públicos deve ser igual à quantidade de cargos vagos no órgão. A pesquisa foi realizada entre 16 de janeiro e 15 de fevereiro e ouviu 780 internautas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)