Armando Monteiro manifesta preocupação com crise na segurança de Pernambuco

Da Redação | 22/02/2017, 18h10

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) lamentou a crise de segurança pública em seu estado, onde, segundo ele, a criminalidade cresceu a níveis assustadores e tem levado pânico e terror à população.

Ele citou o ataque recente de criminosos a uma empresa de transporte de valores, lembrando que as quadrilhas têm armamento superior ao da polícia. O senador também apresentou estatísticas que põem Pernambuco acima da média nacional de homicídios.

Segundo Armando Monteiro, é preciso recuperar os níveis de investimento na polícia e no sistema carcerário, mas, em sua opinião, o governo de Pernambuco reagiu de forma “débil” ao crescimento dos crimes. O senador disse ainda que, em outros estados, o encaminhamento adequado de soluções deu bons resultados mesmo em momento de crise.

— Se é correto afirmar que é fundamental uma maior participação da União na implementação de uma política nacional de segurança pública e na construção das bases de um federalismo cooperativo, não podemos minimizar a responsabilidade dos governos estaduais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)