Rose de Freitas cobra de Moraes práticas que combatam a letargia da Justiça

Da Redação | 21/02/2017, 21h48

Penúltima parlamentar a fazer perguntas ao ministro da Justiça licenciado, Alexandre de Moraes, a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) quis saber qual modelo de Justiça ele acredita ser mais factível para agilizar o trabalho do Judiciário e ajudar no esgotamento da pauta do Supremo Tribunal Federal. A senadora ressaltou que o Congresso tem contribuído para acelerar o andamento dos processos judiciários e combater o que chamou de “letargia da Justiça” ao atualizar a legislação vigente e ao aprovar a criação dos tribunais de mediação e conciliação.

Alexandre de Moraes concordou com a importância das práticas de mediação e conciliação para desafogar a Justiça. E fez uma ressalva à comparação da senadora entre o volume de processos julgados pelo Supremo Tribunal Federal e o da Suprema Corte dos Estados Unidos, que julgou apenas 160 processos no ano passado.

- Na Suprema Corte os ministros escolhem o que julgar, escolhem os temas importantes e de repercussão geral. Isso, além de acelerar a análise de casos importantes, fortalece as instâncias ordinárias do país – ponderou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)