Solução da crise na segurança exige gasto eficiente e fim da corrupção, diz Lúcia Vânia

Da Redação | 16/02/2017, 13h54

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) avaliou em Plenário, nesta quinta-feira (16), a crise na segurança pública do país. Ela citou a onda de violência em unidades prisionais e o motim da Polícia Militar no Espírito Santo, eventos que motivaram quase 240 mortes. Lembrou que sozinho o Brasil responde por 10% dos homicídios cometidos em todo o mundo e disse que a solução passa por qualidade na aplicação dos recursos públicos e o combate à corrupção.

Para a senadora, além de causar perdas crescentes em vidas e restringir cada vez mais o direito de ir e vir, a violência tem custo econômico acima do suportável. Citando estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ela disse que esse custo foi superior a US$ 7 bilhões em 2014, ou 3,14% do PIB nacional. Diante da crise fiscal e da impossibilidade de aumento da carga tributária, Lúcia Vânia afirmou ainda que o país precisa agora, na segurança e em outras áreas, fazer mais com menos dinheiro, inclusive eliminando o alto custo da corrupção existente.

- Ou saneamos as contas públicas, melhoramos a qualidade dos gastos e nos livramos de vez da corrupção, ou nos precipitaremos no abismo da falência do Estado, da qual colheremos violência e violência, cada vez mais violência, que terminará por nos atingir a todos, por mais que tentemos nos proteger – observou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)