Berger defende teto salarial para empresas públicas e sociedade de economia mista

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/02/2017, 17h27

O senador Dário Berger (PMDB-SC) defendeu proposta de emenda à Constituição de sua autoria que muda que estabelece um teto salarial para os funcionários de empresas públicas e de sociedades de economia mista e suas subsidiárias, nos três níveis de governo.

Pela proposta, explicou o senador, o valor do teto seria o mesmo definido para os demais servidores públicos: no plano federal, o salário de ministro do Supremo Tribunal Federal; nos estados, a remuneração dos governadores; e nos municípios, os vencimentos dos prefeitos.

- A cultura da inesgotabilidade de recursos públicos empurrou a gestão administrativa dessas entidades aos limites da irresponsabilidade remuneratória, permitindo a captura da estrutura por poderosas corporações de empregados, transformando os meios em fins, em inaceitável inversão de valores e finalidades.

O senador Dário Berger ainda lamentou decisão do governo federal de apenas assegurar recursos para conclusão de obras que possam ser finalizadas até dezembro de 2018.

Se isso acontecer mesmo, as obras de duplicação das BRs 470 e 280, em Santa Catarina, cuja conclusão estava prevista, respectivamente, para 2021 e 2022, ficarão de fora dos projetos que receberão dinheiro, disse o senador.

Em relação à crise política, Dário Berger afirmou que o impasse gera efeitos na economia, com aumento do desemprego; na segurança, com as rebeliões em presídios e greves de policiais militares; e na saúde, com a falta de medicamentos.

Dário Berger afirmou que os brasileiros têm pressa na solução de todos esses problemas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)