Lindbergh critica diferença de tratamento entre Lula e Moreira Franco pelo STF

Da Redação | 14/02/2017, 20h52

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) se disse estarrecido com o grau de seletividade da Justiça brasileira. O senador apontou diferença de tratamento do Supremo Tribunal Federal entre o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nomeado ministro da Casa Civil no governo da então presidente Dilma Rousseff, e de Moreira Franco, nomeado para a Secretaria-Geral da Presidência da República no governo de Michel Temer.

No caso de Lula, lembrou Lindbergh, o ministro Gilmar Mendes manteve uma liminar que impedia a nomeação por desvio de finalidade. Já no caso de Moreira Franco, o ministro Celso de Mello negou a liminar que impedia a sua permanência no cargo, também por desvio de finalidade, para manter o foro privilegiado. Para Lindbergh, a decisão do Supremo à época da nomeação de Lula pode ter influenciado o processo de impeachment de Dilma. O STF, disse o senador, deve a Lula uma reparação.

— Agora, o pleno do Supremo Tribunal Federal vai ter que julgar aquela decisão que impediu a posse do presidente Lula. Tem que julgar, tem que fazer uma reparação histórica — cobrou.

O senador também afirmou que pesquisas de opinião têm demonstrado aumento na popularidade de Lula e também de suas chances de vencer as eleições presidenciais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)