Lindbergh Farias critica medidas do governo para combater a crise econômica

Da Redação e Da Rádio Senado | 13/02/2017, 17h49

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou o governo do presidente Michel Temer por promover políticas de austeridade na economia que falharam no mundo inteiro.

Na avaliação do senador, o Brasil precisa assegurar os empregos e estimular a economia, mas os cortes anunciados pelo governo agravarão as contas dos estados e farão crescer as dívidas das empresas e das pessoas físicas.

Citando as medidas de Luiz Inácio Lula da Silva em resposta à crise mundial, Lindbergh considera necessário um governo com legitimidade para promover políticas contra a recessão, que o senador teme possa levar a uma convulsão social.

O senador chamou a atenção para o relatório do Fundo Monetário Internacional que aponta os efeitos econômicos do aumento da pobreza, mas, segundo ele, o governo do Brasil não deu atenção ao estudo.

Lindbergh Farias também criticou a reforma da Previdência, por considerar que ela prejudica os setores mais vulneráveis da população. Ele argumentou que o cumprimento da Constituição e o aumento da contribuição dos mais ricos dariam fim ao déficit da Previdência.

- É um ajuste em cima dos mais pobres. Nós estamos falando do Regime Geral de Previdência Social: a média do benefício é 1.100 reais. 70 por cento recebe um salário mínimo. É em cima desses que nós vamos corrigir as distorções fiscais do país. Nem uma linha sequer em relação ao andar de cima, essa é minha crítica - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)