Cristovam pede 'ética e justiça' nos gastos publicos

Da Redação e Da Rádio Senado | 13/02/2017, 18h24

E ao criticar nesta segunda-feira (13) a indicação de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) defendeu a proposta de sua autoria que muda a Constituição para alterar as regras de indicação e escolha de ministros para a mais alta corte de Justiça do país.

Pela proposta de Cristovam, será encaminhada ao presidente da República uma lista com seis nomes. Destes, ele escolherá três nomes, que serão enviados para decisão do Senado Federal.

— E o Senado não sabatina um e escolhe sim ou não. Escolhe entre os três. Tem uma eleição, não uma sabatina, apenas. Tem um debate, não uma sabatina. Esse escolhido, esse não vai dever nada a ninguém — ressaltou.

Segundo ele, a lista com seis nomes a ser encaminhada para o presidente da República seria formada por dois indicados pelo Ministério Público; dois pelo Conselho Nacional de Justiça; um pela Câmara dos Deputados; e outro pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Gastos públicos

Sobre as contas do governo, Cristovam Buarque disse “que é preciso combinar a ética das escolhas com a aritmética dos gastos públicos”.

Para o senador, não haverá ética nem justiça na limitação de gastos públicos em áreas essenciais, como a saúde, sem se reduzir, por exemplo, o pagamento dos juros da dívida pública.

— Se isso não for feito, será populista qualquer medida que se funda apenas em assegurar direitos e benefícios, mesmo que aos mais pobres, sem se apontar de onde sairão os recursos para tanto — acrescentou Cristovam.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)