Temer precisa estender acertos da economia à política, diz Ana Amélia

Da Redação | 09/02/2017, 13h08

"Estamos acertando na economia e precisamos acertar na política", afirmou nesta quinta-feira (9) a senadora Ana Amélia (PP-RS), ao considerar "inadequada" a nomeação de Moreira Franco como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Após fazer um balanço positivo da economia, a parlamentar afirmou que o presidente Michel Temer repetiu o erro de sua antecessora, Dilma Rousseff, ao conceder foro privilegiado de ministro a um político citado na Operação Lava Jato. Ana Amélia referia-se à nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil de Dilma.

Ana Amélia considerou positivo o fato de o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ter ficado em 0,38% em janeiro de 2017, o mais baixo para janeiro da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que teve início em dezembro de 1979.

Com a inflação em baixa, segundo a senadora, o novo desafio do governo é reduzir o desemprego, o que, a seu ver, requer a melhoria do ambiente de negócios, com menos burocracia e mais facilidade à ação dos empreendedores.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) lamentou que a "visão ideologizada" tenha impedido, até recentemente, compreender a lógica de que o crescimento da economia exige investimentos, que, por sua vez, só ocorrerão com taxas de juros menores, que dependem da redução da dívida pública e da inflação. Para o parlamentar, "economia com truques" não funciona.

Também em aparte, Waldemir Moka (PMDB-MS) concordou com a análise sobre a melhoria da economia e observou que, em seu estado, Mato Grosso do Sul, a venda de máquinas agrícolas cresceu 27%. Para ele, trata-se de um dado "extremamente positivo".

Roberto Rocha (PSB-MA) disse que é preciso afastar "o maniqueísmo que tem prejudicado o país" e que é necessário introduzir a discussão da eficiência da economia para melhorar o social. Ana Amélia concordou com a análise de Roberto Rocha e observou que a agricultura familiar é tão importante quanto a exportadora.

– O preconceito só atrapalha - afirmou a parlamentar gaúcha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)