Fátima Bezerra diz que Temer nomeou Moreira Franco para livrá-lo da Lava Jato

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/02/2017, 17h13

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) criticou a nomeação de Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência, com status de ministro. Ela classificou o ato como uma demonstração de “escárnio, cretinice e cinismo” do presidente da República, Michel Temer.

Fátima Bezerra lembrou que Moreira Franco foi citado dezenas de vezes nas delações da Operação Lava Jato. E apontou a suspeita de que a intenção de Temer foi conceder foro privilegiado a Moreira Franco.

— O senhor Moreira Franco não foi alçado à condição de ministro para blindá-lo da chamada Operação Lava Jato? Uma vergonha o que está acontecendo com o nosso país.

A senadora afirmou que a nomeação de Moreira Franco foi recebida com "o silêncio dos setores conservadores da sociedade" e uma "cobertura tímida dos meios de comunicação". Ela lembrou que, quando Dilma Rousseff nomeou Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil, o ato despertou uma forte campanha negativa que resultou na suspensão da medida. Fátima Bezerra avalia que, como ministro, Lula teria ajudado Dilma com sua experiência na articulação política, e considerou que a “hipocrisia” do governo de Michel Temer revela desrespeito à democracia e à soberania popular.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)