Retomada dos trabalhos legislativos deve priorizar reformas

Da Redação | 02/02/2017, 19h13

A instalação dos trabalhos legislativos de 2017 foi marcada por discursos a favor de reformas para a retomada do crescimento. Após a tradicional cerimônia de abertura no gramado do palácio do Congresso Nacional, com honras militares, os presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia se uniram ao ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha, que representou o presidente da República, Michel Temer.

A sessão solene no Plenário do Congresso foi rápida. Com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann, comandantes das Forças Armadas e membros do corpo diplomático, Eunício pediu um minuto de silêncio em memória da ex-primeira dama, dona Marisa Letícia, falecida na manhã desta quinta-feira (2).

Em seguida, a mensagem do chefe do Poder Executivo foi lida pelo segundo-secretário da Mesa Diretora do Senado, Gladson Cameli (PP-AC). No texto, Temer pontuou prioridades, como o combate à recessão e ao desemprego e a continuidade dos programas sociais. Também destacou o enfrentamento da crise penitenciária, com o reforço da segurança pública na atuação da Força de Segurança Nacional. Falou ainda da agenda legislativa, como a votação da reforma do ensino médio e assegurou investimentos na educação. Reforçou, por fim, a importância do Pacto Federativo e das reformas fiscal, trabalhista e da Previdência, além de comemorar a aprovação do limite dos gastos públicos.

A mensagem do Supremo Tribunal Federal (STF) foi enviada e entregue, mas não foi lida. A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, não compareceu. Sobre a ausência dos chefes do Executivo e do Judiciário, o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) ressaltou que o presidente da República raramente vem ao Congresso na abertura dos trabalhos parlamentares. E avaliou que não era um momento para “grandes pompas e festas”.

— Porque é um dia triste em razão do drama que atinge a família do ex-presidente Lula. Então não é um dia de grandes celebrações, é um dia para tocar o trabalho com sobriedade e cumprimos essa etapa na instalação dos trabalhos legislativos — disse.

Confiança

Em pronunciamento breve, como presidente do Congresso, Eunício Oliveira enfatizou a importância de um clima de confiança na sociedade e de credibilidade das instituições com efetiva cooperação entre os poderes.

Segundo Eunício, o trabalho dos próximos meses deverá ser intenso, para a rápida retomada do crescimento. Ele destacou a responsabilidade do Congresso no combate à crise.

— Façamos o necessário e façamos o melhor. Precisamos reforçar em nosso país as condições para que haja cooperação e não há cooperação possível onde prevalece a desconfiança, sentimento que divide e que, levado ao limite, inviabiliza a vida social — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)