Embaixadores debatem resultados e futuro do acordo do clima

Da Redação | 09/12/2016, 18h33

Os embaixadores do Marrocos, de Fiji, da França e da Alemanha participam nesta terça-feira (13) de audiência da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) para discutir os resultados da Convenção das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-22, realizada em novembro em Marrakech, no Marrocos, para determinar as regras para facilitar a implementação das obrigações previstas no Acordo de Paris, firmado em dezembro de 2015.

O acordo estabelece mecanismos para que os países signatários limitem as emissões de poluentes com vistas conter o aumento da temperatura global em menos de dois graus celsius. O compromisso do Brasil é cortar 37% das emissões de gases de efeito estufa até 2025, com indicativo de atingir o percentual de 43% até 2030.

Outras metas assumidas pelo país são aumentar em 45% a participação de energias renováveis na composição da matriz energética nos próximos 15 anos, sendo que a parcela da bioenergia sustentável na mesma matriz deve crescer aproximadamente 18%.  É ainda incumbência do Brasil restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas.

A audiência

Foram convidados  para o debate desta terça os embaixadores do Reino de Marrocos, Nabil Adghoghi; de Fiji, Cama Tuiqilaqila Tuiloma; da França, Laurent Bili, e da Alemanha, Johann Georg Michael Witschel. Dez outros embaixadores também estarão presentes na audiência, entre eles os da União Europeia, João Gomes Cravinho; de Angola, Nelson Manuel Cosme, e de Portugal, Jorge Tito  Vasconcelos Nogueira Dias Cabral.

A reunião é uma iniciativa do relator da comissão, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Ele destaca que, para o Ministério do Meio Ambiente, o documento elaborado na COP-22 representa um ponto de partida para implementação do acordo firmado em Paris. O senador acredita que é preciso iniciar as discussões dos desafios futuros propostos para o clima. A próxima COP já está marcada para 2017, na cidade de Bonn (Alemanha), que abriga a sede da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

A audiência pública está marcada para as 11h desta terça, no plenário 2, da Ala Senador Nilo Coelho. Os cidadãos podem participar interativamente do debate com sugestões e perguntas enviadas ao e-Cidadania. O contato também pode ser feito por meio do Alô Senado (0800 612211) ou envio de mensagem.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)