CRE recomenda ao Itamaraty rever número de embaixadas

Sergio Vieira | 08/12/2016, 19h09

Em sua última reunião do ano, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (8) relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que recomenda ao Itamaraty diminuir o número de embaixadas. Desde 2013, as comissões permanentes do Senado analisam políticas públicas relacionadas ao seu campo de ação. O texto de Jereissati tratou da política externa quanto à conquista de novos mercados, à assistência e proteção de brasileiros no exterior e à estrutura organizacional e administrativa do Ministério de Relações Exteriores.

No contexto de ajuste fiscal e "notória escassez de recursos", Tasso Jereissati diz ser preciso revisar a infraestrutura do Itamaraty no exterior, privilegiando o estabelecimento de embaixadas em países com "chance maior" de gerar dividendos econômicos e políticos ao Brasil. Quanto à assistência consular, o relatório recomenda que o ministério busque arranjos colaborativos com outros países para compartilhar instalações diplomáticas no exterior, o que possibilitaria a diminuição de custos e o encontro de "sinergias" com outras nações.

— Com isso, recomendamos, sim, que o ministério reveja o número de embaixadas e de efetivo diplomático, de modo a maximizar o uso desses recursos, gerando o melhor retorno diplomático possível — disse o relator, que propôs ao presidente da CRE, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), um encontro formal com o ministro das Relações Exteriores, José Serra, para entrega do relatório.

Tasso Jereissati também criticou o "parco diálogo" do Itamaraty quanto ao setor privado, ao mundo acadêmico e à sociedade civil, pontos que ao seu ver o corpo diplomático tem plenas condições de superar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)