Sessão deliberativa é convocada para início da noite desta quarta-feira

Da Redação | 07/12/2016, 13h26

O primeiro-vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), em nome da  Presidência,  realizou reunião no plenário do Senado para fazer comunicado da Mesa de que está marcada sessão extraordinária entre 18h e 19h desta quarta-feira (7) para que os senadores possam discutir e votar as proposições já previstas na pauta.

A reunião ordinária das 14h foi cancelada. A partir desse horário, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)  deve se reunir para analisar a decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello de afastar Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência da Casa.

Jorge Viana pediu que os senadores permaneçam no Senado e avisou que confirmará posteriormente o horário da reunião.

— Temos que ter serenidade e esperar a decisão do Supremo. Acho que é pertinente alterar o horário, pois não vejo sentido estarmos aqui enquanto o STF tem uma deliberação importante que diz respeito diretamente a nossa Casa. O presidente eleito é Renan Calheiros. Minha posição é substituí-lo e tenho feito isso com lealdade. Agora tínhamos que dar uma satisfação aos senadores. Com calma, quem sabe, teremos a normalidade voltando, mas é um momento tenso e delicado e o Brasil quer de cada um de nós o que temos de melhor e não o de pior — afirmou.

Os senadores que estavam presentes no Plenário no momento do comunicado elogiaram a iniciativa de Jorge Viana. Conforme José Agripino (DEM-RN), independentemente da decisão do Supremo, deve haver sessão extra, para que seja possível cumprir as votações programadas até o início do recesso.

Para Lindbergh Farias (PT-RJ), a atitude de Viana foi importante e mostrou que o Senado tem um comando. Os senadores Magno Malta (PR-ES), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Lídice da Mata (PSB-BA) e Vanessa Grazziotin (PCdo-B) também elogiaram a postura do primeiro-vice-presidente e lembraram que, neste momento de crise institucional, é preciso ter equilíbrio para se tomar decisões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)