Requerimento de convocação de Padilha está na pauta da CMA

Da Redação | 02/12/2016, 16h21

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) pode votar, na terça-feira (6), requerimento convocando o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, para explicar denúncias feitas por Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura. Calero diz ter sofrido pressão, quando ministro, para liberar empreendimento imobiliário em Salvador, embargado por órgão ligado ao Ministério da Cultura.

O caso resultou no pedido de demissão de Calero e também na saída de Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo, devido a seu envolvimento direto no caso, por ser proprietário de apartamento no edifício em Salvador.

O requerimento foi apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que também quer convocar a advogada-geral da União, Grace Maria Fernandes Mendonça, citada por Calero. Na última reunião da CMA, foram rejeitados dois requerimentos do senador por Pernambuco, convidando Geddel e a Calero a explicarem o caso.

Bicicleta

A pauta da comissão inclui ainda outros 15 itens, como o PLS 317/2014, que prevê empréstimos a empresas para compra de bicicletas e construção de bicicletários, de forma a estimular os funcionários a usar esse meio de transporte.

O texto prevê que as bicicletas sejam destinadas, preferencialmente, ao uso comunitário dos trabalhadores e os bicicletários sejam construídos dentro da sede ou das subsidiárias da empresa que tomou o empréstimo.

Água

O primeiro projeto na pauta (PLC 84/2014) torna obrigatório o uso de mecanismos para redução de água nas pias e nos vasos sanitários de prédios ocupados por órgãos públicos federais. A proposta sugere a adoção de temporizador de acionamento automático nas pias, com sensor de proximidade, e válvulas com limitação de volume de água por ciclo nos mictórios. Também propõe o uso de torneiras de acionamento restrito para áreas externas, entre outras medidas.

A reunião da CMA está marcada para ocorrer a partir das 9h30, na sala 6 da Ala Nilo Coelho, no Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)