Marta Suplicy : Câmara errou ao mudar medidas anti-corrupção

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/12/2016, 17h29

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) criticou as alterações feitas pela Câmara dos Deputados às dez medidas de combate à corrupção, sugeridas pelo Ministério Público com apoio de dois milhões de brasileiros.

Para a senadora, o maior retrocesso ocorreu quanto à tentativa de se responsabilizar integrantes do ministério público, da polícia e da magistratura por crime de abuso de autoridade.

Para ela, o teor não é adequado, porque a população pode perceber como retaliação ao trabalho do Ministério Público, da polícia e do Poder Judiciário qualquer iniciativa que se pareça com o enfraquecimento de poderes investigatórios, especialmente os relativos à Operação Lava Jato.

Marta Suplicy também faz ressalva ao momento no qual o Congresso Nacional está votando essa matéria, mesmo sendo necessária a modernização da lei atual que trata do abuso de autoridade.

Segundo a senadora, é preciso discutir com cautela o assunto, pois não se pode, com uma nova lei, restringir a atuação de órgãos de investigação e do Judiciário. Por outro lado, não é possível dar a essas autoridades poderes ilimitados, que podem, eventualmente, ir de encontro aos direitos individuais, ponderou Marta Suplicy.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)