Vanessa critica atuação de policiais contra manifestantes em Brasília

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/11/2016, 17h12

Enquanto o Senado discutia duas matérias importantes para o Brasil — a PEC 55/2016, do limite de gastos públicos, e a MP 746, que reformula o ensino médio — na Esplanada do Ministério acontecia uma verdadeira praça de guerra, afirmou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Ela afirmou que pessoas infiltradas no protesto foram responsáveis por fazerem baderna e que a Polícia Militar do Distrito Federal cometeu agressões contra os manifestantes que se reuniram em frente ao Congresso Nacional. Segundo a parlamentar, mais de 40 pessoas ficaram feridas.

A senadora Vanessa Grazziotin também criticou a demora do presidente Michel Temer em demitir o então ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

Vanessa citou reportagem da BBC Brasil, segundo a qual a Advocacia-Geral da União (AGU) já havia se manifestado a favor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no caso do prédio em Salvador, na Bahia, envolvendo o ex-ministro, antes de Michel Temer ter sugerido a consulta ao órgão.

— Funcionários de carreira da AGU, advogados da União, foram ouvidos pela BBC e todos eles, unanimemente, disseram que o Iphan fez foi regular. A irregularidade está no que queria fazer o presidente Michel Temer.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)