Regina Sousa lamenta por participantes de audiência pública terem sido barrados no Senado

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/11/2016, 17h19

A senadora Regina Sousa (PT-PI) destacou a realização, nesta semana, em Brasília, do Fórum Permanente pela Igualdade Racial, que visa promover políticas pela igualdade racial. Ela lamentou, no entanto, que quando representantes do fórum estiveram no Senado para debater as propostas em audiência pública, muitos tenham sido barrados.

De acordo com a senadora, isso aconteceu simplesmente porque portavam um livro sobre as políticas contra o racismo e por exibirem na roupa um pequeno adesivo, onde se lia “jovem, negro, vivo”.

— Na entrada, a dificuldade para as pessoas entrarem ali, para ir a uma audiência pública. Esse pessoal, representante de entidade, tinha gente representante de fórum internacional, eles vieram para uma audiência pública, e foram praticamente barrados. Foi uma dificuldade. Eu tive que intervir — criticou a senadora, em discurso no Plenário, nesta quarta-feira (30).

A senadora disse que esta não foi a primeira vez que a segurança impediu o acesso do povo ao Congresso. Regina Sousa registrou que também nesta terça-feira (29), durante a votação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que limita os gastos públicos, as pessoas foram impedidas de entrar nas galerias do Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)