Eduardo Amorim comemora renegociação de dívidas de produtores rurais

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/11/2016, 19h51

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) comemorou em Plenário nesta quarta-feira (30) a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de autorizar a renegociação dos contratos de custeio da safra de 2016, que agora terão dois anos de carência e um prazo de cinco anos para a quitação das dívidas.

Para o senador, a medida é importante, especialmente devido à seca que atinge a região Nordeste. Em Sergipe, por exemplo, 80% a área cultivada com milho foi perdida em 2016, gerando um prejuízo de cerca de meio bilhão de reais.

— Esta foi uma ótima notícia para os produtores de milho, não só de Sergipe, mas também da Bahia e de Alagoas que, se Deus quiser, terão oportunidade, no próximo ano, de plantar, produzir, gerar emprego e renda, fortalecer economicamente suas cidades e pagar os financiamentos realizados.

Eduardo Amorim afirmou que a seca já atinge 19 municípios sergipanos e os impactos são sentidos com a perda da safra, a morte do rebanho e o uso predatório da caatinga para alimentação animal.

O senador também informou que a bancada de seu estado destinou R$ 100 milhões para obras que vão beneficiar os produtores do perímetro irrigado do baixo São Francisco, na região de Propriá.

O dinheiro, segundo Eduardo Amorim, vai servir para que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) melhore, no próximo ano, a infraestrutura e implante de adutoras, habilitando canais de irrigação para que os produtores continuem suas atividades.

— Estamos unindo esforços e lutando para que o nosso estado, o estado de Sergipe, saia da situação vexatória na qual se encontra e possamos reverter o cenário desolador deixado por uma das piores secas em décadas — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)