Paulo Paim critica governo Temer e aponta rejeição popular à PEC do Teto de Gastos

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/11/2016, 16h29

O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou nesta terça-feira (29) que não há como não dar razão à população quanto à revolta contra a classe política. Ele mencionou a votação, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC) 55/2016 que limita, por 20 anos, o aumento dos gastos públicos à variação da inflação.

Pesquisa do DataSenado, que avaliou a opinião dos internautas sobre a PEC, revela que 342 mil são contrários à proposta e apenas 23 mil são favoráveis às medidas sugeridas pelo governo, disse Paim.

Ele defendeu eleições gerais como forma de o país sair da instabilidade política, social e econômica em que se encontra. Paim afirmou que a classe política, em vez de apresentar um projeto de nação, coloca os interesses de grupos acima dos do povo e do país.

Paim voltou a afirmar que a PEC do Teto de Gastos vai tirar dinheiro de setores importantes e vai prejudicar investimentos num prazo que vai além do mandato de quem a propõe, o que inviabiliza futuras negociações de outros governos, num contexto diferente do atual.

E como sabe que essa proposta, sozinha, não vai ajustar as contas públicas, o governo e seus apoiadores já defendem a autoconvocação do Congresso Nacional, a partir de dez de janeiro, para analisar a reforma da previdência, lamentou o senador.

— Serão atingidos quem? Saúde, educação, ciência, tecnologia, agricultura familiar, Previdência. A reforma da previdência é tão, tão, tão urgente assim? Não, não é. É porque é de lá que querem tirar o dinheiro para viabilizar o desastre que é a PEC 55 — declarou Paim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)