Sinal analógico da TV Senado é desligado em Brasília

Da Redação | 28/11/2016, 20h34

A TV Senado desligou nesta segunda-feira (28), em caráter definitivo, o transmissor analógico que distribuía o seu sinal para o Distrito Federal há 16 anos. Participaram do ato simbólico a diretora da Secretaria de Comunicação Social, Virginia Malheiros Galvez; o diretor da TV Senado, Sylvio Guedes; e engenheiros e técnicos responsáveis pela instalação e manutenção do equipamento: João Carlos Barizon, Aldo Renato Bernardes de Assis, Narciso Mori Júnior e Clayton Ferreira de Lira.

— É um ciclo que se encerra — disse Barizon, coordenador de Transmissão de TV e Rádio.

O servidor disse que o novo formato de sinal garante mais qualidade de som e de imagem para os telespectadores. Além disso, existe a possibilidade de multiprogramação, ou seja, a transmissão simultânea de até quatro canais. A partir de agora, televisores analógicos precisarão estar conectados a um conversor de sinal para receber o sinal aberto da TV Senado. Já o sinal captado por antena parabólica não será afetado.

O equipamento analógico, de fabricação italiana, foi o primeiro utilizado pela emissora no Centro de Transmissão montado na área do Grande Colorado, próximo ao local onde hoje está a Torre de TV Digital do DF. De lá, uma antena de 102 metros também distribui os sinais da TV Câmara e da TV Justiça. O desligamento representa, além do fim de uma era na história da TV, uma economia para o Senado Federal em termos de consumo de energia elétrica e manutenção.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: