Comissão de Transparência promove debate sobre 'swap cambial'

Da Redação | 28/11/2016, 10h25

A Comissão de Transparência e Governança Pública promove nesta terça-feira (29), às 11h, audiência pública para debater os efeitos do swap cambial para o país. A realização da audiência atende a requerimento do senador João Capiberibe (PSB-AP), relator da comissão. Capiberibe observa que o swap cambial é um mecanismo financeiro complexo. Ele explica que, buscando reduzir o impacto da inflação no Brasil, o Banco Central tem buscado atuar no mercado por meio dos “swaps cambiais”.

Por esse mecanismo, explica o senador, o Banco Central realiza uma operação que equivale à uma venda de moeda no mercado futuro, o que reduz a pressão sobre a alta da moeda — ou seja, o Banco oferece um contrato de venda de dólares, com data de encerramento definida, mas não entrega a moeda. No vencimento desses contratos, o investidor se compromete a pagar uma taxa de juros sobre o valor do contrato e recebe do BC a variação do dólar no mesmo período. Se a moeda subir, o banco registra perda, mas se o dólar cair, o BC lucra com os swaps.

Capiberibe afirma que, desde que a economia brasileira começou a dar sinais de fragilidade, o custo dessas operações tem atingido volumes expressivos e não há conhecimento de quais empresas têm sido beneficiadas. Por isso, ele considera importante o debate.

Para a audiêmcoa, foram convidados o vice-presidente executivo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Alvir Alberto Hoffmann, e o presidente da Kaduna Consultoria, Roberto Giannetti da Fonseca. Também fazem parte da lista de debatedores a coordenadora da Associação Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli, e o contador e economista Clodoaldo Batista Neri Júnior.

O Banco Central também deve enviar um representante para a audiência, que será realizada de forma interativa. Perguntas, críticas e sugestões poderão ser enviadas por meio do portal e-Cidadania ou pelo Alô Senado (0800 612211).

Requerimento

Logo após o debate, a comissão deve votar um requerimento do senador Telmário Mota (PDT-RR). Ele quer a realização de uma audiência pública para debater o programa Brasil Transparente, do governo federal.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)