Cuidado integral na primeira infância é fundamental para a sociedade, dizem especialistas

Da Redação | 23/11/2016, 15h59

Investir no cuidado integral à primeira infância gera enormes benefícios sociais. Essa foi uma das principais recomendações feitas por especialistas durante audiência pública conjunta das Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Assuntos Sociais (CAS) do Senado nesta quarta-feira (23).

Durante a primeira infância, as sensações dos bebês e das crianças pelo olhar, cheiro e toque os ajudam a ganhar estabilidade emocional e a crescer com saúde. É também nessa fase que a coordenação motora e as conexões cerebrais se intensificam durante o processo de aprendizado. Por isso é tão importante o carinho e apoio da família.

O especialista em educação infantil Vital Didonet, que falou sobre a cultura do cuidado integral, disse que está preocupado com os cortes orçamentários. Ele fez um apelo para que não se reduzam as verbas dos programas sociais para atendimento da primeira infância.

— A gente tem que preservar, pelo menos, a infância, se nós queremos ter um país sadio, se nós queremos ter uma sociedade equilibrada, se nós queremos ter justiça social, e equidade neste país.

Licença-paternidade

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que presidiu a audiência pública, foi relatora do marco legal da primeira infância, lei sancionada em março deste ano. Um dos direitos garantidos na legislação foi o aumento da licença paternidade de cinco para 20 dias no âmbito do programa "empresa cidadã".

— Essa fase é essencial para a formação do ser humano em toda a sua plenitude. O marco legal da primeira infância vai contribuir para que observemos com um novo olhar o desenvolvimento de nossos meninos e meninas de até seis anos de idade — explicou.

A audiência é um dos eventos da 9ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, que nesta edição tratou do tema A Primeira Infância e os Desafios do Milênio. A semana é promovida pela Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal, que está comemorando dez anos de ações voltadas para a defesa dessa fase da vida, considerada primordial na formação e desenvolvimento da pessoa.

Com informações da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)