Para Jorge Viana, PEC dos Gastos 'é remédio que agrava situação do paciente'

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/11/2016, 19h36

O senador Jorge Viana (PT-AC) classificou de paliativa a proposta de emenda à Constituição que impõe teto para os gastos públicos. Para ele, a medida funciona como um remédio que agrava a situação do paciente, piorando o desemprego, a insegurança e a recessão econômica.

Jorge Viana chamou atenção para a crise na saúde, lamentando que o setor tenha perdido os recursos da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Ele acrescentou que o teto dos gastos pode ter um resultado “perverso” contra o povo.

- Dezenas de bilhões foram sacados da saúde. Agora, essas medidas também põem em risco o orçamento da saúde, da seguridade social e, certamente, vão agravar ainda mais a situação de todo o povo brasileiro - disse o senador.

Jorge Viana citou a situação de calamidade dos estados que não conseguem honrar seus compromissos, e lembrou que os efeitos da crise são evidentes nas cidades com o aumento da população de rua. O senador afirmou que a superação da crise requer um entendimento nacional para preservação dos empregos e das conquistas sociais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)