Lídice da Mata lamenta decisão do BB de fechar agências no interior

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/11/2016, 21h01

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) lamentou o anúncio de fechamento de agências do Banco do Brasil. O Conselho de Administração do banco aprovou um conjunto de medidas que inclui o fechamento de mais de 400 agências em todo o país e o incentivo a aposentadorias de servidores. O objetivo, segundo a senadora, é aumentar os lucros. Para Lídice da Mata, o Banco do Brasil tem um papel a cumprir e não pode agir como um banco privado.

- O Banco do Brasil tem outras contribuições e obrigações para com o povo brasileiro. Avança, portanto, um conceito de que o banco se aproxime cada vez mais dos objetivos apenas de um banco privado aumentando mais e mais a participação inclusive de capital estrangeiro e se distanciando do objetivo, do valor de ser um banco patrimônio do Brasil - disse a senadora.

Para Lídice da Mata, a mudança afasta a instituição da sua função.  Ela lembrou que o Banco do Brasil já registra um lucro alto todos os anos. O balanço do primeiro trimestre de 2016, disse a senadora, mostrou um lucro de R$ 2,6 bilhões.

A senadora afirmou que, somente no estado da Bahia, serão 31 agências a menos. A grande maioria delas fica em cidades do interior, onde o atendimento já é carente e onde mais se precisa de agências bancárias. Lídice disse que continuará lutando para que as agências não sejam fechadas e para que continuem contribuindo para o desenvolvimento da Bahia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)