Wellington Fagundes aplaude retomada de obras inacabadas em todo o Brasil

Da Redação | 10/11/2016, 13h17

Em discurso nesta quinta-feira (10), o senador Wellington Fagundes (PR-MT) comemorou a decisão do governo federal de retomar a construção de 1,6 mil obras inacabadas em todo o Brasil. No Mato Grosso, serão 55 obras, para as quais serão destinados R$ 54 milhões. Beneficiarão creches, estradas, centros de iniciação ao esporte e envolverão também restauração de imóveis tombados como patrimônio histórico, entre outras.

- As mil e seiscentas obras retomadas nos próximos quatro meses representam um pequeno alento para a população. Obra inacabada não serve para nada, é prejuízo maior para a população, que não tem direito de usar o fruto do imposto pago pelo cidadão – disse.

Relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017 (PLN 2/2016), o senador ressaltou iniciativa de sua autoria para coibir a cultura das obras inacabadas. Ele apresentou dispositivo para que todas as obras, com valor acima de R$ 50 milhões, somente recebam recursos se tiverem projeto executivo e estudo de viabilidade técnica e econômica. Na LDO, também há um dispositivo para proibir que os novos prefeitos comecem, em 2017, alguma obra se houver outra de natureza semelhante inacabada no município.

- O grande problema do Brasil não é a falta de dinheiro para os programas e obras que a população necessita. O problema é que gastamos mais do que arrecadamos e gastamos mal o dinheiro suado do trabalhador que paga seus impostos. Aí entra também o despreparo dos administradores. Muitos não concluem as obras deixadas por seus antecessores – avaliou

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)