Vanessa pede ao governo federal ajuda para resolver crise na saúde no Amazonas

Da Redação | 10/11/2016, 12h50

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediu, nesta quinta-feira (10) em Plenário, interferência do governo federal para resolver a crise pela qual passa o setor de saúde no estado do Amazonas. Segundo ela, a situação é caótica, e a falta de leitos, de medicamentos, de insumos e de técnicos inviabiliza o atendimento à população.

Vanessa denunciou a existência de 3 mil médicos que atuam em 13 cooperativas com salários atrasados e sem condições mínimas de trabalho.

- Houve a paralisação do serviço aeromédico, que desloca pacientes do interior para a capital. Em um estado com muitos municípios com acesso somente por avião ou barco. Isso significa determinar a morte dessas pessoas que dependem do transporte de urgência - afirmou.

Mulheres

A senadora lembrou também que a bancada feminina do Congresso se reuniu na quarta-feira (9) para tratar das atividades previstas para o fim de 2016. Ela disse que haverá um seminário, entre os dias 13 e 15 de dezembro, com a participação de convidados do exterior, que abordarão temas como o empoderamento feminino e a participação da mulher na política. O evento está sendo organizado pela Procuradoria da Mulher no Senado.

Em aparte, o senador José Medeiros (PSD-MT) lembrou um recente pronunciamento da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, sobre a necessidade de o Judiciário dar respostas rápidas aos crimes cometidos contra mulheres.

- Crimes contra a mulher não podem ficar sem resposta - acrescentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)