Regina Sousa defende 'guinada' no Projeto Matopiba em apoio a comunidades rurais

Da Redação | 10/11/2016, 14h39

Em discurso nesta quinta-feira (10), a senadora Regina Sousa (PT-PI) pediu uma mudança de rumos no Projeto Matopiba, implantado em região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia.

— O Matopiba precisa sofrer uma guinada, promover inovação e pesquisa e levar, ao invés de ameaça, apoio e desenvolvimento para as comunidades rurais, assistência técnica para pequenos e médios agricultores. Isso sim trará reflexo positivo para as comunidades e os pequenos e médios municípios, fixando as pessoas no campo e valorizando a vida rural — opinou.

A região é considerada a última fronteira agrícola do país e apresenta acelerado crescimento da área plantada com grãos, especialmente soja. A senadora citou alertas feitos por líderes indígenas que participaram de debate sobre o tema, realizado terça-feira (8) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Como relatou, a implantação do Projeto Matobiba tem contribuído para agravar a concentração fundiária, a violência no campo, a destruição do Cerrado e a poluição de rios e aquíferos.

— Queremos o desenvolvimento da nossa região, mas esse desenvolvimento tem que ser sustentável. Os governos precisam ser transparentes — cobrou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)