Lasier Martins se manifesta contra aumento salarial para os magistrados

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/11/2016, 17h31

O senador Lasier Martins (PDT-RS) criticou nesta segunda-feira (7) em Plenário as pretensões de aumento salarial dos magistrados, argumentando que o país enfrenta uma profunda recessão e a sociedade brasileira está insatisfeita com o desempenho do Judiciário. O senador manifestou temor de que o aumento resulte em efeito cascata, desequilibrando as contas públicas. Em sua avaliação, a indignação do povo se expressa principalmente diante da ineficiência dos tribunais superiores no julgamento dos “poderosos”, que têm foro privilegiado.

— Os processos de corrupção no Supremo estão andando muito devagar, quase parando, e tem alguns que estão parados. Então, essa prestação de serviços atualmente não é condizente com o que a população brasileira quer.  Quer que o Supremo ande mais rápido.

Lasier Martins criticou o apoio do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, à reivindicação de aumento para os magistrados. O senador argumentou que juízes e desembargadores no Brasil ganham tanto quanto os de países desenvolvidos, e gozam de vantagens que os diferenciam dos demais trabalhadores.

O parlamentar também considera o aumento inoportuno em um período em que a corrosão salarial atinge a todos os trabalhadores e 12 milhões de brasileiros estão sem emprego.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)