Lasier Martins defende projeto que acaba com sigilo das operações financeiras do BNDES

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/11/2016, 15h14

O senador Lasier Martins (PDT-RS) defendeu a aprovação de projeto de sua autoria que acaba com o sigilo das operações financeiras do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Lasier Martins informou que o relatório do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) sobre a matéria já está pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

O senador argumenta, em defesa de sua proposta (PLS 7/2016), que a sociedade precisa saber quem são ou foram os beneficiários de empréstimo do BNDES, com dinheiro público, a juros subsidiados, lembrando que os recursos foram usados para financiar projetos no Brasil e no exterior.

Quanto ao que foi destinado aos financiamentos no exterior, Lasier Martins citou dados de relatório do Tribunal de Contas da União que apontam que 99% desse dinheiro tinha como destino projetos de empreiteiras como a Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS, Queiroz Galvão e Camargo Correa.

O senador acredita que a transparência em operações do BNDES poderá inibir a destinação de dinheiro público a projetos temerários, desnecessários ou a empresas que tenham a preferência de autoridades públicas.

- O senador Ataídes soube aperfeiçoar o projeto ao estender seu alcance a operações de quaisquer outras instituições financeiras públicas que envolvam subsídios ou subvenções com dinheiro público. O relator acolheu ainda a emenda do senador Antonio Carlos Valadares, de modo que poderiam ser mantidas sob sigilo apenas as estratégias comerciais, financeiras e industriais da empresa beneficiada pelo empréstimo - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)