Ana Amélia defende aprovação da PEC do Teto dos Gastos

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/10/2016, 16h49

A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu a aprovação da PEC do Teto dos Gastos, a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A senadora leu um artigo do ex-ministro Delfim Netto em defesa da proposta, que tramitou na Câmara como PEC 241/2016. Segundo ele, o texto ajudará o país a chegar ao equilíbrio fiscal e não diminuirá os recursos destinados à saúde e à educação.

Ana Amélia criticou os parlamentares que insistem na "cantilena do golpe" quando chamam o governo Michel Temer de ilegítimo. Ela afirmou que a ex-presidente Dilma Rousseff foi destituída seguindo todo o processo constitucional e deixou o país com graves problemas econômicos.

Segundo a senadora, a dívida pública total da União passou de R$ 1,2 trilhão em 2006 para R$ 3,3 trilhões em 2016. Ana Amélia também disse que o PT foi ‘varrido’ nas eleições municipais deste ano.

A parlamentar leu ainda um trecho da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, que negou pedido da oposição para interromper a tramitação da PEC do Teto de Gastos.

— Palavras textuais do ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. Ao negar a liminar, o ministro Luís Roberto Barroso escreveu: 'A responsabilidade fiscal é fundamento das economias saudáveis e não tem ideologia' — sublinhou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)