Alvaro Dias apoia PEC dos Gastos mas diz que a medida não é 'a salvação do país'

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/10/2016, 18h23

O senador Alvaro Dias (PV-PR) declarou apoio à proposta de emenda à Constituição que impõe um teto aos gastos públicos, mas ressalvou que a norma ainda não é a salvação do país: para ele, o controle de gastos é fundamental, mas é preciso investigar o “calcanhar de Aquiles” da dívida pública. Alvaro defendeu a aprovação de outras propostas para saneamento das contas públicas, especialmente a redução da taxa de juros e a simplificação do sistema tributário. Ele pediu uma ampla correção de rumos no país e o apoio a uma agenda positiva capaz de enfrentar a corrupção e restaurar a confiança.

- O que nós assistimos foi uma tempestade devastadora a açoitar o povo brasileiro, destruindo seus sonhos e esperanças de um país onde prevaleça o desenvolvimento sustentável com justiça social - afirmou o senador.

Para Alvaro Dias, o Partido dos Trabalhadores não tem autoridade para argumentar que o teto constitucional dos gastos públicos reduzirá recursos para a saúde e a educação. Na avaliação do senador, os governos do PT promoveram o maior rombo das contas públicas na História e seus repasses a setores essenciais ficaram abaixo da inflação do período. O senador acrescentou que, se o teto dos gastos já estivesse em vigor naquele tempo, o governo teria investido R$ 15 bilhões a mais em educação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)