Para Vanessa Grazziotin, PEC dos Gastos acabará com política de valorização do salário mínimo

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/10/2016, 17h07

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) fez duras críticas à proposta de emenda à Constituição que impõe um teto para os gastos públicos. Ela cobrou um debate mais aprofundado sobre a matéria e admitiu que o governo deve buscar a responsabilidade fiscal, mas ressalvou que, em certos casos excepcionais, é preciso contemplar o endividamento. Na avaliação da senadora, a proposta acabará com a política de valorização do salário mínimo e impedirá investimentos no desenvolvimento econômico.

- Vamos trabalhar com o retorno do cenário de desenvolvimento: quando o país voltar a se desenvolver, de acordo com a Constituição vigente, estará proibido de investir no social, estará proibido de investir na infraestrutura, estará proibido de melhorar o salário dos trabalhadores - protestou a senadora.

Vanessa Grazziotin contestou o argumento de que a não aprovação da emenda representaria a falência do Estado, lembrando que os gastos financeiros, como o de pagamento de juros, estarão fora do teto constitucional. A senadora ainda criticou o Banco Central por ter promovido uma redução insuficiente na taxa de juros, situação que, para ela, deverá agravar a “deterioração” da economia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)