Lasier Martins elogia combate a fraudes na concessão de benefícios da Previdência

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/10/2016, 16h45

O senador Lasier Martins (PDT-RS) elogiou o serviço de perícia que vem sendo feito pela Previdência Social no sentido de se combater fraudes no sistema por parte de quem recebe indevidamente dos cofres públicos.

Ele disse que numa primeira fase  a Previdência detectou que de 11 mil benefícios periciados na concessão de auxílio-doença , 77,5%  não se justificavam. O cancelamento da concessão já rendeu aos cofres públicos R$ 139 milhões, informou.

O senador acrescentou que a expectativa é de que, com a sequência de perícias, a Previdência Social atinja uma economia de R$ 7 bilhões com o cancelamento de mais benefícios indevidos, já que não havia revisão dos benefícios há dois anos.

Para Lasier Martins, o que se observa com isso  é  a desordem em que se encontrava o setor durante o governo passado.

- A previdência pública tem sido, ao longo dos anos, uma tentação para espertalhões, para assaltos ao dinheiro público, certamente por ser uma instituição muito grande, que reúne milhões de beneficiários, que tem complexidades e defeitos gerenciais não resolvidos. Mas não podemos esquecer que esta instituição lida com grandes verbas públicas, dinheiro dos trabalhadores ativos em favor dos inativos e dos detentores do auxílio doença - disse o senadfor.

Lasier Martins também elogiou artigo publicado na edição desta segunda-feira (24) do jornal Folha de S. Paulo, pela jornalista e diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Virgínia Malheiros Galvez, intitulado “O Senado transparente para o cidadão”, no qual ela explica, entre outras coisas, que o setor de comunicação da Casa vem prestando um importante serviço de formação de cidadania e conscientização política.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)