Lasier Martins celebra 110 anos do voo do 14 bis

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/10/2016, 15h17

O senador Lasier Martins (PDT-RS) lembrou que no próximo domingo, dia 23 de outubro, será comemorado o 110º ano do primeiro voo de um aparelho mais pesado do que o ar, feito atribuído ao brasileiro Alberto Santos Dumont.

Lasier Martins relatou a vida de Santos Dumont, dedicada à realização de um sonho, que começou com os pioneiros balões dirigíveis até o voo do 14 Bis, ocorrido em Paris. Segundo o senador, o brasileiro, por causa da façanha, recebeu o equivalente a US$ 100 mil, dinheiro que foi distribuído entre as pessoas que colaboraram para a realização do feito.

Ainda de acordo com Lasier Martins, Santos Dumont, ao saber que os irmãos Wright reivindicaram para si a realização do primeiro voo de um equipamento mais pesado do que o ar, disse que a verdade viria à tona, porque tudo fora feito diante de todos.

O senador lembrou que a controvérsia ressurgiu novamente este ano, quando, na cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, houve uma homenagem ao brasileiro.

— Pelo gênio e coragem daquele homem, os aviões iriam disputar espaço com as aves nos céus de Paris, nos céus do Brasil e nos céus do planeta. Se não tivesse havido o 14 bis, por que não dizer, haveria hoje os boeings, os airbus, os aviões da Embraer e as aeronaves interplanetárias? — questionou.

Lasier lembrou ainda que hoje se comemora o dia internacional do controlador de tráfego aéreo, profissional responsável pela segurança dos voos em todo o mundo. No Brasil, segundo o senador, a categoria, subordinada à área militar, pede autonomia civil e a instituição de gratificação por mérito.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)