Gleisi Hoffmann compara ofício do MEC sobre ocupação de escolas ao regime militar

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/10/2016, 16h31

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou o ofício do Ministério da Educação que pede aos dirigentes dos institutos federais de ensino profissional e tecnológico a identificação dos estudantes que estiverem ocupando essas escolas.

A senadora comparou o ofício ao Decreto-Lei 477 de 1969, do regime militar, que previa punição a professores, alunos, funcionários ou empregados de estabelecimentos de ensino que cometessem “infrações disciplinares” como "incitar deflagração de movimento que tenha por finalidade a paralisação de atividade escolar”.

Gleisi Hoffmann afirmou que a atitude do Ministério da Educação é um retrocesso e perguntou qual a finalidade de os dirigentes da pasta desejarem a identificação dos estudantes e professores que participam das ocupações e protestos.

Para a senadora, a intenção do ministério é perseguir e talvez até expulsar os manifestantes identificados. Ela informou que, apenas no estado do Paraná, já há cerca de 800 escolas ocupadas, a maioria pelos próprios alunos secundaristas.

Gleisi Hoffmann afirmou que o movimento é apartidário e contrário à PEC do teto de gastos e à reforma do ensino médio.

- Em que tempo nós estamos onde professores e estudantes não podem se manifestar? Em que tempo nós estamos onde o governo baixa suas medidas provisórias, manda suas propostas de emenda constitucional e não permite que a sociedade as discuta? Nós lutamos muito contra uma ditadura militar, lutamos muito para ter a nossa democracia, lutamos muito para ter a nossa Constituição para ter que viver de novo situações como essa, onde querem calar a voz dos estudantes e dos professores - disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)